quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

anjo

Ao considerar a idéia de anjo pensamos em uma figura vestida de branco, com asas e cercada por uma luz sobrenatural. As asas sugerem a função dos anjos- mensageiros de Deus para o Homem.A aura de luz sugere a natureza incorpórea dos anjos.

A idéia de anjo pode ser cercada de fé ou não.Mesmo para os que não acreditam, a idéia anjo serve como um modelo, como no caso da idéia UTOPIA.

Por exemplo, a frase de Plotino – “o Homem, designado entre os ANJOS e as FERAS.”

Platão e Descartes julgam a mente humana ou mesmo a alma com poderes e atributos de uma substancia ou entidade puramente espiritual.

Quanto ao fato dos anjos serem corpóreos ou não, Hobbes e Locke discordam.Para Hobbes ,como no dia do juízo final todos homens serão corpóreos,também os anjos devem ser corpóreos.Ele nega a falta de corpo dos anjos,sendo que esta falta de corpo deve ser total,negando-lhes até mesmo um “ corpo sutil”.

Já Locke acredita que os anjos são incorpóreos.

São uma substancia espiritual ou espíritos: “ Nós temos razões para acreditar que é compatível com a harmonia magnífica do Universo,e o grande projeto e infinita bondade do Arquiteto,que as criaturas humanas deveriam também,passo a passo,ascender acima até vossa perfeição infinita,assim como vos vemos descer gradualmente de vossa perfeição”.

Do século XVIII em diante,a discussão sobre o assunto declina.

É inevitável, para os conhecedores do mundo greco-latino, a comparação com os semi-deuses e heróis divinizados com os anjos.Ambos são mensageiros de Deus ou dos Deuses, ambos são imortais

( embora Santo Agostinho diga que os anjos são imortais,mas não eternos,já que foram criados por Deus ,que existia antes deles).Mas os semi-deuses e heróis são carnais.

Platão pensava que os corpos celestes eram vivos e tinham alma.

O grande filósofo angélico é Tomás de Aquino,que em sua colossal Suma Teológica, possui um tratado sobre os anjos.
Os anjos são imateriais e vão de um lugar ao outro sem atravessar o espaço intercorrente e sem perda de tempo.
Existe uma hierarquia celeste,que vai da terra até o mais alto dos céus,do mais insignificante dos homens até Deus.

Segundo Aquino,ao contrário dos homens,que raciocinam logicamente ,de fato a fato,os anjos,partindo de um princípio inicial,chegam imediatamente a todas conseqüências e conclusõe implicadas,sem nenhum discurso ou raciocínio.

Dir –se-ia que os anjos são telepatas? Sem dúvida,seu pensamento não é discursivo e lógico,mas intuitivo.

Finalmente,vamos falar de Satã.Seu pecado foi o de querer ser igual à Deus.Dois grandes poemas falam sobre Lúcifer: Paraíso Perdido de Milton,que mostra as rebeliões dos demônios, e Fausto de Goethe,em que um sábio è tentado pelo demônio.Estes livros demonstram o temor em que é tido o demônio,embora tido como menor que Deus.

Com o advento da civilização moderna a idéia de anjo e também de demônio caíram fora de moda. È possível explicar a depravação e a loucura sem a ajuda do Diabo.Para Freud, a existência do mal e a suposta onipotência e infinita bondade de Deus ,são provas definitivas do ateísmo.Ou seria Satã mais forte que Deus?

Apesar de tudo isso é com tristeza que vemos decair a idéia de anjo na civilização atual.Tanto filosóficamente como religiosamente é uma idéia muito consoladora.

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